Desafio e Determinação

O idealizador e organizador do Cruising Beauty Collection

 

Por Marisa De Lucia

 

Ele se destaca na área da Beleza, por seu brilhante trabalho na organização de eventos por meio de sua empresa “Cores e Formas”. Mas será que todos conhecem a rica história desse cabeleireiro, técnico, maquiador, aliás, maquiador por seis anos do elenco do programa “Sai de Baixo” da Globo?

 

eduardo-alencar_entrevista1

 

Saiba mais sobre o grande profissional Eduardo Alencar na entrevista que ele deu exclusivamente para nosso site:

MDL – Hoje teu nome se destaca no mundo da Beleza, por conta da qualidade dos eventos que vem realizando. Por onde se aventurava antes?

Eduardo Alencar – Sendo cabeleireiro e maquiador, atuei durante muitos anos em salões de beleza Brasil a fora. Fui contratado pelo Senac Moda e Beleza que depois veio a ser CTB (Centro de Tecnologia a Beleza) como docente em curso básico para cabeleireiros onde atuei por oito anos. Neste período, além de ministrar cursos nas unidades, também viajava pelas unidades para realizar cursos de aperfeiçoamentos.

Tive várias experiências como Técnico atuando em Empresas como: Wella do Brasil, Tec Italy, Paul Mitchel, Lanza e Keune, entre outras. Como maquiador, que me deu mais destaque e visibilidade no mercado, trabalhei muitos anos na agência First de maquiadores onde atuei em editoriais de moda, desfiles e que me levou para o Cinema Publicitário e depois para a Rede Globo de Televisão, onde fui maquiador do elenco do Programa “Sai de Baixo” por seis anos.

 

entrevista-eduardo-alencar6

 

MDL – Onde você nasceu e passou a infância e com que idade começou a trabalhar?

Eduardo Alencar – Eu sou paulistano do Belenzinho e comecei a trabalhar muito cedo, aos 17 anos. Inicialmente fui trabalhar em um salão como assistente, passando depois a colorista e finalmente a cabeleireiro. Minha infância foi muito influenciada pela minha avó que morava em sítio e que me ensinou desde sempre a valorizar a natureza e o que ela pode nos oferecer.  Até hoje, prefiro morar nos arredores da cidade para ter acesso a animais e plantas. Morei seis anos no Rio de Janeiro e hoje moro no Guarujá, por opção mesmo, pois acho mais saudável.

 

MDL – Você sempre se interessou pelo mundo da beleza e da moda?

Eduardo Alencar – Eu sempre me interessei por tudo que proporcionasse situações inusitadas, sendo eu aquariano típico do segundo decanato, gosto de liberdade. A Moda e a Beleza sempre me proporcionaram viagens, conhecer pessoas interessantes e principalmente estudar, o que nunca deixei de fazer. Fiz Faculdade de Química na Oswaldo Cruz e passei por experiências na área de Arquitetura e História.

 

entrevista-eduardo-alencar3

 

MDL – O que mais te fascina neste trabalho?

Eduardo Alencar – A possibilidade de criar, pensar, e realizar parcerias.

 

MDL – Tem algo que gostaria de mudar ou incrementar nesta área? O que?

Eduardo Alencar – Penso que já estamos num momento em que os profissionais da área da Beleza precisam se valorizar mais, investir mais em sua formação, se nivelar pelo que ganham e não somente pelo que são. Vejo poucos profissionais desviando suas verbas para formação específica, para viagens de trabalho e para materiais editoriais específicos. Estamos perto de uma época onde somente os profissionais capacitados serão destaque no mercado cada vez mais competitivo. Portanto, a ideia de ser AUTODIDATA é um risco eminente ao fracasso e desilusão profissional. Se eu pudesse mudar algo, colocaria em forma de lei a regulamentação e exigência de competências especificas, valorizando automaticamente a profissão.

 

MDL – Quando e como começou na área de eventos?

Eduardo Alencar – Eu trabalhava no Senac, entrava no meu carro e viajava para dar cursos que, com o tempo, se converteram em apresentações. Sem perceber, estava vendendo vídeos, livros, me associando a marcas e produtos, organizando o espaço, fazendo trilhas. Foi quando me dei conta que já estava produzindo para mim mesmo, sendo assim onde tudo começou. Em 2003, fui convidado a morar no Rio de Janeiro, onde fui desenvolver todo o conteúdo programático de cursos na área de Beleza para uma ONG muito conceituada chamada AÇÃO COMUNITÁRIA DO BRASIL.

No mesmo período, fui convidado a ser organizador de um evento grande que teve três edições, o RIO BEAUTY SHOW, e que hoje foi substituído no mesmo local pelo evento Hair and Beauty Spa. E foi assim que entrei definitivamente no mundo dos Eventos. Para produzir este evento, eu tive que passar a viajar o Brasil inteiro e ver por dentro a produção de todas as feiras de beleza do Brasil e levar para o meu trabalho tudo que conseguia captar nestas visitas.

 

entrevista-eduardo-alencar2

 

MDL – Como surgiu a empresa Cores e Formas? Como veio a ideia de montar uma empresa de eventos?

Eduardo Alencar – Quando voltei do Rio de Janeiro em 2006 eu já tinha minha empresa “Cores e Formas” estabelecida desde 1.999 para emissões de nota e documentos, devido os eventos que já realizava. Decidi neste momento investir na Marca e fazer produções e meus próprios eventos.

 

MDL – Desde quando a empresa existe e aproximadamente quantos eventos já realizou?

Eduardo Alencar – Como disse acima, o “Cores e Formas Cursos e Eventos” existe desde 1.999 e já perdi a conta faz muito tempo de quantos eventos já realizamos. Eu diria que mais de 100.

 

MDL – Com certeza, todos os eventos repercutiram muito bem, mas tem alguns que mais gostou de fazer? Quais?

Eduardo Alencar – Não gostaria de ser muito óbvio, mas sem dúvida os mais importantes pra mim são: Rio Beauty Show, onde tudo começou e onde aprendi a ter uma visão mais abrangente e, sem dúvida, nenhuma o CRUISING BEAUTY COLLECTION, que é uma patente do “Cores e Formas”, sendo meu trabalho atual de maior repercussão e que me coloca no mercado como Organizador de Eventos, me aproximando mais da elite dos formadores de opinião e outros organizadores, o que torna minha linguagem mais comercial e mais estilizada.

 

MDL – Esta área da Beleza é uma das mais gostosas de trabalhar, pois sinto que se vivem muitas coisas boas e divertidas. Tem algum ou alguns episódios que marcaram para nos contar?

 

Eduardo Alencar – Ficaria dias aqui para contar os melhores, mas vou resumir com dois causos ok? rs rs No dia 14 de março de 2010, embarquei no MSC Música para fazer a primeira  Edição do Cruising Beauty Collection. Até uma hora antes do embarque eu não tinha visto o palco, não tinha passado o som, não sabia quem seriam as pessoas no Navio que trabalhariam comigo, enfim, não tinha nada que pudesse me deixar seguro nem o que iria acontecer. Algo mágico aconteceu, pois já embarcado cheguei com minha equipe e fiz várias exigências e tudo que eu pensei e pedi foi me dado e atendido. Conclusão: foi o show foi o mais perfeito que já fiz até hoje. Não houve um segundo de erros ou contratempos e me abriu as portas para um novo Universo na história dos Eventos.

Outro episódio aconteceu em Foz do Iguaçu, na Feira Foz Hair. Eu fui para dirigir um show masculino denominado Urban Style para o profissional Mario Nova. Fazer um evento fora da sua cidade, até porque não conhecia o evento nem a localidade, sempre é uma surpresa. Lá produzi tudo, casting, figurinos, som, luz, exatamente tudo. Já com tudo pronto, o que aconteceu? O tempo mudou, começou a chover, os aeroportos fecharam e o profissional Mario Nova não chegava. Ele teve que sair de São Paulo, descer em Curitiba passar a noite e viajar sete horas de ônibus para chegar até Foz do Iguaçu e ao local do evento. Ele chegou 10 minutos antes da apresentação, só vestiu uma roupa e entrou no palco. E não sabia de nada que tinha que fazer, tinha apenas um roteiro escrito à mão em uma folha de papel sulfite, e a confiança em mim. Sem pretensão alguma, foi o melhor show da Feira, o público veio abaixo quando o show começou e eu nunca vou me esquecer deste evento e nem dos laços de amizade que se perpetuaram com o Mario Nova, que já era meu amigo antes e hoje eu considero um dos melhores profissionais do mercado.

 

entrevista-eduardo-alencar7

 

MDL – O Cruising Beauty Collection foi um dos que se tornaram inesquecíveis? Como surgiu a ideia de realizar um cruzeiro? Foi o primeiro? Pretende fazer outros?

Eduardo Alencar – Sem dúvida, minha vida se divide entre antes e depois do CRUISING BEAUTY COLLECTION. Tudo neste evento é especial a começar pela espaço físico. O Navio é maravilhoso, é chique, refinado, para te por pra cima sabe? A ideia de unir um evento a uma viagem é incrível porque cabeleireiros adoram festas e viagens. É uma oportunidade incrível para conhecer profissionais de outras localidades, já que reunimos pessoas do Brasil todo e algumas de fora também.

O Conceito COLEÇÕES traz ao evento outro diferencial, sendo que estudamos o ano inteiro para montar as coleções que serão apresentadas no Navio e temos a cobertura da mídia especializada. E só tem “FERA” no casting profissional, ou seja, é mesmo incrível realizar este evento.

A ideia surgiu em 2006 com a empresa Lowell, que fez duas edições, mas em moldes bem diferentes do nosso. Não era um evento Conceitual e sim Institucional. Depois vieram também outras empresas tentando temáticos na área de Beleza e Estética, mas nenhum apresentado em forma de coleções. Estas coleções sempre são fotografadas antes do evento do Navio e ficam como registro pela mídia para sempre. Este é o diferencial principal. Faremos quantas edições o mercado suportar. Eu penso que está muito em alta fazer Cruzeiros e acho barato, bacana. Mas penso também que vai chegar um momento que vai ficar saturado. Tomara que daqui uns 15 anos…

 

MDL – Tem algum evento planejado em curto prazo? Pode nos antecipar?

Eduardo Alencar – Bom Marisa, este ano está sendo muito especial para mim e para o “Cores e Formas”. Só no primeiro semestre já fizemos 5 grandes eventos, entre eles: 20 anos da Lowell, a Hair Brasil e algumas coleções para editoriais, um especial para CABELOS E CIA onde fui convidado a dirigir um editorial de 17 páginas para edição especial de aniversário.

Neste momento, estamos produzindo um Evento para a Joico que acontecerá dia 03 de outubro num espaço incrível chamado Traffô. Além de várias participações em feiras e eventos pelo Brasil. Não posso deixar de citar uma grande descoberta da “Cores e Formas”, que esteve presente na 2ª edição do Cruising Beauty Collection e que se chama Multibiz, uma empresa jovem e cheia de novidades para o mercado e que é parceira direta do “Cores e Formas”, para a qual prestamos assessoria na área de Eventos. Estamos também preparando um grande Evento para esta marca e sempre abertos a novas ideias e possibilidades, desde que sejam inovadoras e inusitadas.

“Obrigado a todos, grande abraços, e espero vê-los nos próximos eventos. Não poderia deixar de agradecer aos meus colaboradores, os profissionais que são as grandes estrelas de tudo que faço. Sem o talento deles eu não faria nada.”

EDUARDO ALENCAR



Deixe um comentário

You must be Logado Postar comentário.