Carreira Brilhante!

Hairstylist fala das características para ser um profissional bem-sucedido

 

Por Marisa De Lucia

 

Um coração de ouro dentro de uma pessoa com um talento incrível. Quer dobradinha melhor? A bondade, a modéstia e o carisma do hairstylist Eron Araujo conquista cada vez mais amigos e clientes, o que enriquece a cada dia a carreira deste grande profissional. Acompanhe a entrevista que ele deu exclusivamente para nosso site.

 

entrevista_eron-araujo001

 

Marisa De Lucia – Quando e como começou na profissão?

Eron Araujo – Profissionalmente, iniciei aos 17 anos, quando trabalhei no meu primeiro salão. Mas, desde criança já brincava de ser cabeleireiro. Aos 12 já cortava cabelos e curtia ser o cabeleireiro das minhas irmãs, mãe e amigas.

 

MDL – Alguém o incentivou? Tem algum cabeleireiro na família?

Eron Araujo – Sempre tive interesse pelo assunto, sou autodidata!  Minha irmã mais nova, Gisa Araújo, também é cabeleireira, mas o interesse dela nasceu depois do meu.

 

MDL – Qual seu primeiro trabalho? Por quais salões já passou?

Eron Araujo – Quem me deu a primeira oportunidade foi uma senhora dona de um salão de bairro. Na época, formavam-se filas do lado de fora para cortar comigo, já que o bairro (Zona Leste) era carente de bons profissionais. Passei por salões como Celso Kamura, MG Hair, Studio W e Marcos Proença, até abrir o meu próprio negócio.

 

MDL – O que tem feito para se especializar?

Eron Araujo – Além de já ter estudado muito em grandes academias, como Llongueras, Vidal Sassoon, entre outras, busco me aperfeiçoar diariamente, aprendendo a fundo sobre lançamentos cosméticos, novas técnicas e tendências.

 

MDL – Onde busca referências?

Eron Araujo – Além das grandes marcas que me mantêm atualizado, busco referências em moda, comportamento, cultura e me dedico a entender muito bem esse momento em que mundo vive, para poder realizar um trabalho legal na cadeira, quando atendo um cliente!

 

entrevista_eron-araujo2

 

MDL – Você já conquistou prêmios com seu trabalho? Quais?

Eron Araujo – O último prêmio conquistado foi dado pela revista Estilo, que nos classificou como um dos 20 Melhores Salões de Beleza do Brasil. No ano passado, ganhei o Prêmio Cabelos & Cia., considerado o Oscar da Beleza, como melhor cabeleireiro de São Paulo.

 

MDL – Além do trabalho no salão, onde atua?

Eron Araujo – Sou Top Texturista e Top Colorista da L’Oréal, além de ter assinado, recentemente, uma coleção de mechas a convite da Wella, as “Mechas Blend”.

 

MDL – Como costuma lidar com seus clientes?

Eron Araujo – Busco entender meus clientes ao máximo, percebendo-os e fazendo um raio-x da da vida dessa pessoa. Tento identificar a personalidade de cada um, seu life style, profissão e o que almeja passar através do corte ou da sua cor. Assim, consigo executar um trabalho mais preciso e fiel.

 

MDL – Eles costumam pedir conselhos para você?

Eron Araujo – Sim, geralmente os clientes pedem conselhos quando já existe uma intimidade, e isso é construído com o tempo. Você precisa criar um relacionamento com o cliente para haver essa liberdade de troca, mas eu gosto dessa oportunidade, pois me faz entender melhor o estilo de vida de cada um.

 

entrevista_eron-araujo3

 

MDL – Como se sente quando atende mulheres, que geralmente estão ansiosas para que tudo dê certo?

Eron Araujo – Eu sou um cabeleireiro que toma cuidado com as expectativas, mas costumo entregar aquilo que prometo. Para que isso seja real, prefiro ir em doses homeopáticas e fazer as transformações aos poucos. Acaba sendo um trabalho muito mais valorizado e não choca a cliente.

 

MDL – O que costuma dizer para eles?

Eron Araujo – Sempre digo aos meus clientes que para mudar não é preciso radicalizar. Então, meu trabalho é de formiguinha mesmo! Aconselho meus clientes desde que eu tenha essa liberdade e que o conselho leve bem-estar.

 

MDL – Qual a pior dificuldade que você encontrou em sua carreira?

Eron Araujo – Acho que todas as profissões têm as suas dificuldades. Mas, você tem que aproveitar esses tropeços para crescer. Então, todas as dificuldades que eu enfrentei na minha carreira, me serviram como estímulo. Por isso, não consigo pontuar uma dificuldade, mas existem várias, como em qualquer profissão.

 

MDL – O que faz para driblar estas dificuldades?

Eron Araujo – É um exercício diário buscar estímulos para evoluir enquanto pessoa e profissional. O mais importante é ter um caráter definido, para ter precisão naquilo que você busca!

 

MDL – E qual é a maior satisfação, entre tantas?

Eron Araujo – A minha maior satisfação é ver o sorriso estampado no rosto dos meus clientes, depois de um serviço prestado. Essa é uma felicidade diária, pois é o que busco ver sempre ao final de cada trabalho!

 

MDL – Além do salão e de ser Top Texturista e Top Colorista da L’Oréal, você tem outras atividades?

Eron Araujo – Sim, costumo fazer workshops para profissionais, dou consultoria para marcas de beleza, além de assinar editoriais de revistas, fazer consultoria para vendedoras de lojas, assinar desfiles, coleções, responder cartas de leitoras, fazer longas metragens, entre outros.

 

MDL – Qual a importância de ter várias outras atividades?

Eron Araujo – É importante o mercado entender que a profissão não nos limita apenas ao salão, nós somos profissionais que trazem bem-estar às pessoas e ao mercado de uma maneira geral. Nem sempre estamos ligados à parte técnica, mas também através de consultoria de imagem, dicas de produtos, lançamentos de tendências e etc.

 

MDL – Qual conselho você dá para quem está começando?

Eron Araujo – O conselho que dou para quem está começando, em primeiro lugar, é ter certeza que é isso que se quer para a vida toda! Tem uma frase que adoro que diz: “a mão do sucesso tem cinco dedos: talento, vocação, esforço, disciplina e caráter”. Eu acho que tem tudo a ver, porque fala da mão, e, afinal, trabalhamos com as mãos. Acredito que talento é diferente de vocação. Muitos têm talento, mas não tem vocação. Esforço, que deve haver em qualquer profissão e, finalmente, a disciplina e caráter, que são fundamentais sempre.

 

MDL – Então, a certeza é um item fundamental?

Eron Araujo – Este conjunto de coisas faz com que qualquer pessoa se torne um profissional bem-sucedido em todas as áreas. No entanto, é preciso ter certeza daquilo que busca para você vai se dar bem, independentemente de ser cabeleireiro ou não. O meu conselho se resume em: ‘tenha certeza daquilo que você quer e não entre na profissão só pelo dinheiro. Nós somos profissionais que precisam levar bem-estar, o dinheiro deve ser consequência!’



Deixe um comentário

You must be Logado Postar comentário.