Cuidados no Verão

Cremes apropriados e alimentação saudável ajudam bastante

 

Por Marisa De Lucia

 

Manter os cabelos bonitos e saudáveis na estação mais quente do ano é não é tão fácil. Isto porque o sol queima, o calor arrepia ou murcha, a água do mar resseca e a piscina tira o brilho.

Mas para deixá-los lindos e bem cuidados, todo esforço vale a pena, não é mesmo?

 

cabelo-praia01

 

Siga estas dicas e arrase neste Verão!

Alimentos saudáveis

Peixes, carnes magras, leite e ovos, alimentos ricos em vitamina B6, são fundamentais para a formação de queratina e melanina, que constituem o fio. O ferro, presente no feijão, nas carnes vermelhas, na lentilha, beterraba, brócolis, espinafre e outros vegetais de folhas escuras e, ainda, frutas, legumes e verduras antioxidantes como abacaxi, morango, uva, acerola, cenoura, laranja, limão e maracujá ajudam a deixar seus cabelos lindos e saudáveis.

Bastante água

Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia – inclua nessa soma bebidas isotônicas, como água-de-coco e Gatorade, sucos de frutas e chás gelados.

Banho de creme sem touca

Lave o cabelo logo pela manhã e aplique um condicionador termoativado, deixando-o secar ao sol. Nesses produtos, os nutrientes são potencializados com o calor, assim, os fios vão ficar macios e brilhantes.

Proteção

A água salgada ou clorada, o sol e o vento desgastam a camada protetora dos fios. A areia pode causar microfissuras e, aliada ao vento, funciona como uma espécie de lixa, deixando o cabelo ressecado, quebradiço e sem brilho. Por isso, proteja seus cabelos desses agentes agressores.

Ducha

A água salgada desidrata os cabelos e a clorada esverdeia. Por isso, a saída é tomar uma ducha sempre que possível e lavar cuidadosamente os cabelos, tão logo chegue em casa.

Reanimação

Se as pontas estiverem espigadas demais, passe um pouco de condicionador antes de entrar no banho. A estratégia protege da ação detergente do shampoo, que às vezes resseca os fios.

Pente de plástico

Na praia, troque o pente de madeira por um de plástico, pois os fungos da madeira molhada podem danificar os fios.

Escovas limpas

No Verão, você sua mais e as glândulas produzem oleosidade em dobro. Então, trate de limpar suas escovas de cabelo a cada dois dias. Retire os fios, lave com sabonete neutro e água, deixe de molho com mais água e sabonete por dez minutos e seque com secador ou ao sol para não criar mofo.

Conservando a Cor

Quando não são protegidos devidamente, todos os tons desbotam com o sol. Os fios claros costumam ficar mais luminosos, mas altas doses de sol os transformam em palha. Se quiser avivar o tom, use produtos à base de camomila.

Proteção Solar

Aplique um creme com filtro solar específico, para praia ou piscina, meia hora antes de se expor ao sol. Ele funciona como um protetor solar formando uma barreira química que suaviza a penetração dos raios no cabelo.

Massagem

Pelo menos uma vez por semana, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Além de relaxante, a massagem ativa a circulação e nutre o bulbo capilar, deixando o cabelo mais brilhante e saudável.

Cúticulas fechadas

Quando os agentes agressores atacam, as escamas que revestem e protegem o fio se abrem e deixam os nutrientes sair, fazendo com que o cabelo fique poroso, arrepiado, ressecado e difícil de desembaraçar. Para manter a cutícula fechada, recorra ao velho truque da água bem fria no último enxágue.

Nada de mãos na cabeça

Se teu cabelo é armado, evite passar as mãos na cabeça, pois isso os arma ainda mais. Adote um condicionador leave-in e produtos à base de silicone, que formam uma película ao redor dos fios, diminuindo o atrito.

Condicionador nas pontas

Se o seu cabelo está muito seco, mas você gosta de lavar para poder amansar os cachos, não utilize shampoo todos os dias. Dia sim, dia não, só molhe e passe condicionador nas pontas, assim não vai ressecá-lo demais.

Hidratação

Os cabelos crespos costumam ficar ainda mais secos no Verão. Por isso, faça uma boa hidratação uma vez por semana com máscaras capilares potentes, que tenham colágeno, queratina, ceramidas e vitamina E em sua fórmula para o fio ficar mais resistente, livre de pontas duplas e bem macio. E não se esqueça de usar diariamente leave-in com agentes hidratantes e um filtro solar.



comment closed